terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Anjo Pornográfico - Ruy Castro


Gosto muito de ler biografias e considero Ruy Castro o melhor biógrafo brasileiro, além de escrever muito bem ele contextualiza a vida do biografado com os fatos históricos e faz uma pesquisa bem minuciosa, destacando os fatos relevantes que determinaram os caminhos da pessoa em questão.

No caso deste livro, todos os fatos históricos, culturais, políticos, econômicos e sociais são de extrema importância para se entender a formação da produção de Nelson Rodrigues. Antes de ler este livro o único contato que tive com a obra de Nelson foi através das inúmeras versões cinematográficas de sua extensa obra, versões estas sempre dando ênfase a promiscuidade e as perversões familiares, nunca entendia quando lia sobre Nelson Rodrigues e se referiam a ele como um gênio.

Após ler esta biografia, conhecer toda a história familiar e os fatos históricos que cercaram a vida de Nelson Rodrigues, passei a saber e a concordar, o cara foi um gênio, principalmente no teatro, onde ele inovou a linguagem e as montagens teatrais da época, ousando e criando elementos de cenas inimagináveis, além disso, as suas peças eram repletas de realidade, carregadas de dramaticidade e os personagens repletos de humanidade. A vida da família Rodrigues é o ponto principal do livro e assim temos noção dos fatos que formaram a genialidade de Nelson Rodrigues. No livro, um dos fatos mais marcantes, é a narração da primeira exibição da peça Vestido de Noiva, a primeira do Nelson, ao ler você passa a entender o motivo desta peça ser um marco na história do teatro brasileiro.

Um comentário:

  1. Até ler o livro conhecia muito pouco de Nelson Rodrigues... apenas referências sobre suas obras. Ruy Castro construiu um livro envolvente, que foi muito além de contar a história de vida de uma pessoa. Mostrou o bastidor da notícia e do teatro brasileiro da época. Genial. Helka

    ResponderExcluir