segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Elegância do Ouriço - Muriel Barbery


Este é um dos últimos livros que li, trata-se de um livro que não chama muita atenção nas livrarias e a escritora é pouco conhecida. O livro gira em torno de duas personagens e suas visões sobre o mundo e as pessoas. Uma é Paloma, uma adolescente de 12 anos com uma intelegência muito superior a das outras pessoas, com uma visão filosófica da vida e que oculta o seu conhecimento tentando ser uma adolescente normal, mas planeja, ao completar 13 anos, incendiar a apartamento e se suicidar. A outra é Reneé, uma senhora de meia-idade com um intelecto privilegiado, que é a zeladora do prédio, onde moram pessoas tradicionais da sociedade parisiense, e que esconde sua carga cultural atrás do comportamento que as pessoas esperam de alguém do seu nível social. A narração é irônica e com comentários ferinos sobre a sociedade e sobre a futilidade das pessoas.
As histórias das duas acabam se cruzando num determinado momento e com a aparição de um novo morador do prédio, completamente destoante do padrão local, ele acaba por abalar o anonimato das duas. Uma história fascinante e incomum.

Um comentário:

  1. Acredita que esse livro apareceu aqui por casa "por engano" e nem dei muito cabimento? Acho que foi levado para algum lugar onde alguém pudesse fazer melhor uso. Pelo jeito, serei obrigada a resgatá-lo, seja lá onde ele esteja. rsrs

    ResponderExcluir