domingo, 24 de julho de 2011

Memorial do Convento - José Saramago



Este livro está na minha lista pessoal dos 6 melhores livros que já li. Este foi o primeiro, de muitos, livros que li do Saramago e só com este livro já me tornei um fã incondicional deste grande escritor. Este livro entrou na minha vida por acaso, certa vez fui à casa de minha namorada (hoje minha querida esposa) e lá chegando, vi este livro, ninguém sabia de quem era, eu nunca tinha ouvido falar neste escritor, mas ao ler a contracapa para saber do que se tratava tinha lá escrito:

"Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um convento em Mafra.
Era uma vez a gente que construiu esse convento.
Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes.
Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido.
Era uma vez."

Este é, para mim, um dos mais belo resumo já feito de um livro e ao lê-lo fiquei curioso em saber que história era esta. Li e me apaixonei por este livro, além do belo romance entre Blimunda "sete-sóis" (a mulher que tinha poderes) e Baltazar "sete-luas" (o soldado maneta) e do sonho fantástico do padre que queria voar, há também, entremeado neste realismo fantástico a história da construção do Convento de Mafra, em Portugal e a crítica irônica e inteligente do escritor, sobre os hábitos da realeza e do clero, além da exploração ao povo pobre da região.

Este livro faz parte de uma categoria de livros que quando termina deixa aquele vazio, nos deixa orfão de uma boa história, a gente não quer que ele acabe; este ficou gravado na minha vida. Leiam, se deliciem, comprovem e se deixem levar pela passarola (a máquina do padre) nesta belíssima história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário