quinta-feira, 21 de julho de 2011

Gosto pela Leitura


Este blog, como o título já diz, é de um Leitor Amador. Uma pessoa que ama a leitura desde guri e amador também pelo simples fato que os comentários aqui tecidos sobre os livros não serão nada profissionais, apenas opiniões sinceras de quem lê pelo simples prazer de uma boa leitura, sem nenhum critério técnico ou acadêmico. Espero que os livros aqui apresentados despertem nas pessoas o gosto pela leitura e que possam tornar mais prazerosas as horas de ócio dos leitores deste blog.

Antes de iniciar as dicas de livros, gostaria de falar um pouco sobre como começou esta minha aventura pelo mundo da leitura. O começo de tudo está lá na minha infância, com meu pai comigo na cama dele lendo para mim revistas em quadrinhos, tenho esta lembrança guardada em mim desde sempre, deveria ter uns 4 anos e frenquentemente quando ele voltava do trabalho ele lia alguma revista para mim, lembro também de vê-lo lendo jornal ou então uns livrinhos de faroeste que ele adorava e quando ele não estava em casa eu ficava folheando os livrinhos, fingindo que estava lendo e ficava fascinado com aqueles símbolos (letras) que criavam estórias.

Quando aprendi a ler, depois dos 5 anos, eu comecei a ler as revista para ele e lembro que eu lia a página da direita e depois a da esquerda e obviamente a estória ficava toda confusa, ele ria e me corrigia. Assim cheguei até aqui, ou seja, são 35 anos de muita leitura, uma infinidade de revista em quadrinhos e livros depois, chego ao mundo virtual para passar para algumas pessoas, que interessar possa, algumas dicas de boa leitura, dos romances simples aos grandes clássicos, passando pela literatura infanto-juvenil e pelos Best-sellers..

Nunca vi meu pai lendo grandes clássicos ou escritores famosos, mas sempre creditei a ele esse meu amor pelos livros. Depois que aprendi a ler meu pai comprava sempre revistas em quadrinhos para eu ler, fiz diversas coleções de revistas, principalmente da Disney e Marvel. Na minha adolescência eu fazia todo mês uma lista com as revistas que eu queria e ele as trazia sem falta, até meus 15 anos eu só lia revista em quadrinhos, até que um dia vi numa banca os dois primeiros livros de uma coleção de Agatha Chistie (Assassinato no Expresso do Oriente e Um Brinde de Cianureto) e resolvi comprar, daí em diante ele passou a comprar, além das revistas em quadrinhos, estas coleções de banca de revistas. E, centenas de livros depois e de uma mini-biblioteca que orgulhosamente tenho em casa, estou aqui para dividir com vocês um pouco deste prazer que me acompanha vida afora.



Este blog, é claro, é dedicado ao meu pai que hoje estaria completando 74 anos, mas infelizmente ele não está mais conosco, seguiu sua viagem no mês passado e esteja onde estiver saberá que tive por ele enorme carinho e admiração, apesar dos defeitos, que todos os temos, teve muitas qualidades e do jeito dele, sei que gostava muito de mim e me respeitava muito. Devo a ele e minha mãe muito do que sou hoje, mas devo a ele, sobretudo este amor pela leitura, foi ele quem plantou esta semente, deitado ao meu lado numa cama lendo uma simples revista em quadrinho.

E assim tudo começou...

3 comentários:

  1. Nego,
    Adorei a idéia, o blog, a homenagem sincera a seu pai. Falar sobre livros é a sua cara, sei que vou voltar sempre aqui e divulgar lá no blog das meninas também.
    Beijos

    PS.: só não gostei da foto, tô toda torta, desengonçada, não fez juz a minha pessoa

    ResponderExcluir
  2. Siona, certamente a principal influência na formação dos filhos é o modelo dos pais. Que lindo modelo você teve! E que sorte ter as pequenas Ceci e Lulu por ter você como modelo! Parabéns pela iniciativa. Já está salvo nos favoritos.

    Rose, você está linda como sempre. Deixe de coisa! Rsrs

    Beijos pra família linda!

    ResponderExcluir
  3. Vim conhecer o teu cantinho de livros e leituras indicado lá no blog das meninas. Voltarei porque também adoro livros e agora estou na fase bem infantil. Delícia!!! Abraços

    ResponderExcluir